Já joguei muitos management games, mas dwarf management é capaz de ser o primeiro. Ainda que a primeira coisa que me vem à cabeça ao ler dwarf management é pensar numa empresa só de anões onde o chefe, uma espécie de Michael Scott com 1,20m, sai do seu gabinete para conversar comigo enquanto faz parkour. Atenção: isto é apenas uma divagação, aqui ninguém faz dwarfshaming. Se a imagem que vos surgiu foi o do super-herói da Marvel, o Puck , então passem para a página 325.

Lançado em Early Access no final do ano passado, Hammerting é um jogo que quase instantaneamente me remete para o brilhante Dungeons. O paralelismo entre os segmentos de gestão e de quasi-city building (neste caso, cave building) e o combate são imediatos. 

Neste caso não estamos a esburacar uma masmorra e a criar uma série de perigos para manter os heróis ali para fora, mas sim a tentar alimentar o esforço de guerra que rebentou neste mundo, e a providenciar aos guerreiros anões as condições necessárias ao nosso sucesso.

A componente de estratégia está paralela a esta gestão e crescimento de uma colónia de anões no interior de uma montanha. Chamar-lhe um momento paralelo não é apenas uma expressão: é que a componente de estratégia é uma janela diferente de grande parte do foco de Hammerting, que se passa num corte de perfil da montanha que os nossos bravos anões.

Em Hammerting não controlamos os nossos trabalhadores: antes estabelecemos as ordens e esperamos que alguém disponível leve a cabo essa mesma tarefa.

No entanto, nesta fase de alpha, e como seria de esperar, este promissor dwarf management game desenvolvido pelos Warpzone Studios e publicado pela Team17 Digital tem ainda alguns bugs. Nada que a equipa de produção não esteja atenta, sendo até bastante próximos e activos na comunidade, e fazendo diversos updates à medida que vão limando as arestas desta colónia de anões.

Um dos problemas é a falta de gestão de prioridades que as tarefas têm. Um erro quase fatal tendo em conta que, como disse, não controlamos as nossas unidades. Esta falta de priorização vai não só tornando as tarefas urgentes ficarem numa fila de espera indiferenciada, como vai contribuindo para excessivos idle times de alguns dos anões.

A IA dos nossos anões também deixa a desejar, com alguns dos nossos trabalhadores a escavarem buracos debaixo dos pés de colegas e a fazerem-nos cair em buracos definitivamente.

Com uma árvore de tecnologias/evoluções a necessitar de mais conteúdo e afinação, há muita margem de crescimento e melhoria para Hammerting. Não sendo totalmente recomendado neste momento, a menos que sintam que devem apoiar o desenvolvimento de um jogo destes, o nosso maior conselho é mesmo o de esperarem pelo lançamento definitivo para percebermos se Hammerting cumpre todo o tremendo potencial que nos apresenta hoje.