Caçada Semanal #255

Só dizes que andas a pensar em desporto porque o Sporting pode ser campeão este ano”. Esta é uma frase que alguns amigos meus, benfiquistas, me têm dito. Mas não é verdade. Até podem dizer que ando mais entusiasmado não só por ver o meu clube a portar-se bem no futebol e sobretudo a jogar bem, mas dizerem a alguém que só se importa com desporto agora que o Sporting está em primeiro é injusto. Na época em que ficámos em 7º, eu fui a todos os jogos, sem falta, sozinho, ao Estádio de Alvalade. 

Mas é verdade que cá em casa, com o confinamento, consumimos muito desporto, não apenas futebol. E este é o mote para os 3 indies do qual falamos hoje. 

Super Sports Blast [Switch, PS4, PC, Xbox One]

Acho que não há quem não tenha saudades de velhinhos e simples jogos de desporto. Para mim é o Tennis e o World Cup do Game Boy, duas pérolas que joguei tantas vezes que a sua rejogabilidade parecia infinita. Este tipo de abordagem é rara, mas ainda vai surgindo, de surpresa, volta e meia. Só precisamos de estar atentos.

Super Sports Blast quer ser essa viagem revivalista a tempos mais simples de diversão: trazendo num pacote divertido e acessível três desportos: voleibol, ténis, e futebol. 

Cada um destes modos permite-nos jogar em solo mode ou com cooperativo/competitivo de até 4 jogadores. Um pseudo-modo arcada de quase literal plug and play, de nos sentarmos e começarmos a jogar uma partida com os nossos amigos.

Outro momento interessante é que existem modos de história/carreira para cada um dos três desportos, elevando o conteúdo disponível neste pacote para algo que justifica o seu preço relativamente elevado para um indie de desporto (24,99€, mas neste momento em desconto no Steam por 17,49€).

Com um visual cartoonizado, Super Sports Blast é a viagem nostálgica a jogos de desporto de outrora com uma roupagem actual. E é uma grande viagem desportiva, se querem saber.

Bonkies [Switch, PS4, PC, Xbox One]

Bonkies é mais Jogos sem Fronteiras do que desporto. Aliás, corrijo-me. Jogos sem Fronteiras são desporto, talvez o desporto-Rei até. O resto do mundo é que não sabe. 

Neste co-op puzzle game controlamos símios com exoesqueletos, com um braço largamente maior que o outro (e nem vou fazer piadas sobre isso). Num jogo repleto de Física, este braço serve não só para nos andarmos a baloiçar pelo ecrã (e é a forma preferencial de locomoção), como a forma de pegar nas pesadas peças/estruturas que temos espalhadas no mapa.

O nosso objectivo, seja a solo ou em co-op, é o de colocar estas peças pesadas empilhadas e organizadas de forma a fazermos as silhuetas que os níveis nos mandam. Responder a este puzzle sozinho em solo é divertido, mas nada que se compare com a possibilidade de jogar em modo cooperativo. 

Não só é mais fácil, por um lado, de carregar e virar as peças nas orientações certas, como é mais difícil, pela coordenação necessária num jogo, como dissemos, onde a Física é rainha.

Bonkies é uma maravilhoso e desconhecido co-op puzzle game na senda de outra maravilhas como Moving Out ou Overcooked. Com uma ideia mais simples do que esses, mas não menos divertida de se jogar em equipa.

Antonball Deluxe [PC]

É a falar de Antonball Deluxe que eu me desvio dos desportos clássicos, já que este jogo é uma mistura de velhos clássicos, e se quiserem por justificação: potenciais desportos do futuro.

Com um look arcade e diversos modos de jogo, sendo que o principal é uma óbvia interpretação em Breakout. O titular Anton e a sua titular ball têm que destruir todos os ladrilhos de uma parede colorida, ao estilo do velhinho Breakout. Mas misturam isto com platforming que leva o jogo para uma espécie de Padel arcade bidimensional.

Na versão versus, cada jogador fica com a sua parede de ladrilhos atrás, e temos de conseguir partir todas as peças para vencer.

Há outro modo inspirado no clássico Mario Bros. em que temos de derrotar os inimigos ao acertar-lhes com a bola, ao estilo do mata. 

Antonball Deluxe consegue pegar em ideias de desportos reais e misturá-las com Breakout, num excelente e divertido (e surpreendente) jogo retro com imensa criatividade.